A Vaca e o Brejo

Vaca no brejo é rua sem saída, porta sem trinco, é cobra fumando.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008




A Alcinea Cavalcante, vocês lembram, teve um blog censurado pela matilha dos Sarneys. O Sarnoso não perdoa. Tem uns posts aí embaixo sobre o assunto. Saiu em tudo que é lugar da mídia.
Pois eu não tive o blog censurado, porque poucos o lêem, e sai de um longo descando, que na verdade era falta de saco em ser recorrente, por conta de duas coisas.
A primeira relacionada com a Alcinea. Ela lê, ou lia o meu blog. Outro dia vi um comentário dela num post e resolvi dar uma passada no blog dela.
Sabem o que encontrei? a seguinte informação do Blogger:

Este blog está aberto exclusivamente a leitores convidados
http://alcineacavalcante.blogspot.com/
Parece que você não foi convidado para ler este blog. Se achar que trata-se de um engano, recomendamos que você entre em contato com o autor do blog e solicite um convite.
Fiquei pasmo e depois assustado. Chegamos a este ponto. Jornalista, que vive da opinião, ser obrigado a filtrar quem lê suas opiniões. Acho que nem Fidelito Sarcófago Castro teve este poder.

A outra coisa que me fez escrever aqui de novo, tem alguma relação com o caso da Alcinea. Trata de jornalismo, ou de jornalistas, para ser mais exato. Muito interessante e foi escrito pelo Arnaldo Sisson, com o talento, a frieza e o desencanto de sempre. Repasso sem pedir licença, porque aqui não preciso, ainda, distribuir convites.

Já falei (errando o nome do livro para melhor) sobre "O Triunfo da Picaretagem" de Francis Wheen. Estava lendo em visitas e agora botei a mão no bruto, chama-se "Como a Picaretagem Conquistou o Mundo". Divertido e muito esclarecedor.

Fiquei a pensar, de leve para não doer, sobre o quê tem os professores das matérias ditas ciências humanas (em estranha oposição a exatas...) para fazer. Quase tudo ali é bobagem. Nunca existiu o " Problema do Conhecimento". Esses dias ouvi quieto um elogio a sacação do mito da caverna porque provinha da esposa de um amigo, daquelas que vem com "como tu pode pretender que... se os phd e JCs acham isso e aquilo... então parará...".

Incorporei que o silêncio nem complica nem explica e quase sempre se aplica. É, das posturas sociais decadentes, uma das mais atraentes e fáceis. As opiniões de ninguém interessam, as minhas menos ainda.

----

A falta de cordialidade na forma de tratar irrita, a falta de cultura não. Um jardineiro mediamente competente falando sobre seu trabalho é muito mais interessante do que qualquer dos crônistas brasileiros atuais. Taxista e prostituta então, nem se fala, dão de dez em qualquer deles.

Tem uns que se especializam em assuntos e repetem a ladainha como professores repetem aulas. Dos que estão empregados, nenhum chega a comentarista, no máximo fofoqueiros sobre assunto no qual não tem a menor ingerência. Evidentemente sabem até onde podem publicar, são coniventes com o resto. Como todos nós. Eu, pelo menos.

3 Comments:

  • At 11:59 AM, Anonymous Anônimo said…

    Quem ou que é JCs?

     
  • At 11:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    Talvez algo do tipo doutores "juris consultum" ou coisa que o valha...

     
  • At 2:02 AM, Blogger Alcinéa Cavalcante said…

    Continuo te visitando regularmente, mesmo quando você passa tempos sem atualizar continuo vindo aqui, pois sei que a qualquer hora teremos novidade.
    Não precisa de convite pra entrar no meu blog.
    Em fevereiro do ano passado ao fazer uma reformulação no blog deu um "bug" e tive que mudar de endereço, passou a ser alcinea-cavalcante.blogspot.com
    Veja que diferença faz um tracinho. Né não?
    Nem eu consigo entrar no blog antigo. Como vc também recebo a desagradável mensagem de que não sou convidada. Vê se pode?
    Não consigo abri-lo com a minha senha.
    Beijos

     

Postar um comentário

<< Home