A Vaca e o Brejo

Vaca no brejo é rua sem saída, porta sem trinco, é cobra fumando.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Então tá. Você fez o radier, contribuiu para diminuir os óbitos por afogamento assim como para evitar o estrago de móveis.


Mas uma casa não é feita apenas de fundações. Tem as paredes também. Parede pode ser de bloco, de tijolo ou de painel pré-moldado. Neste caso a tarefa de re-usar o lixo humano fica ainda mais fácil.

Afinal, 100 em cada 100 pesquisadores de resíduo têm como primeira idéia esconder o resíduo dentro de blocos e tijolos, seja de cerâmica, seja de concreto, seja de resíduo simplesmente. Isto é estatísticamente provado.


O que ainda não foi tentado em placas que, segundo a Margaret e o Marcelo pode ser muito produtivo e lucrativo?

Baterias usadas de celular

Problemaço as placas de celular. Fazer o que com elas? Largar em mares e rios nem pensar. Enterrar então, nem se fala. Placas de concreto nelas. O uso de pré-fabricação permite o incremento da qualidade na construção. Menos perdas, menos desperdício e maior controle de qualidade.

A incorporação de baterias de celulares, e talvez dos próprios celulares usados às placas, já de cara permite a redução do uso de britas, e, consequentemente, a manutenção daquele morro bonito que enfeita a paisagem.

Além disto, considerando a forma e a dureza das placas, outras vantagens seriam a possibilidade de fabricação de paredes mais esbeltas e mais rígidas.

Mas a principal vantagem seria confirmar a teoria de que baterias e celulares mantém a memória. O uso destas placas de concreto com baterias e celulares usados em câmaras legislativas e palácios governamentais permitiriam o grampo das conversas sem a necessidade de equipamentos mais sofisticados.

Isto sem esquecer a principal razão do uso deste tipo de material na construção, ou seja, a preservação ambiental.

O único problema vislumbrado no futuro desta pesquisa reside na forte possibilidade de, dando certo, atrair a cobiça dos fundos de pensão que, todos sabem, controlam boa parte das empresas telefônicas.

Se você pensa que este problema pode se tornar insolúvel, recomendamos a substituição das baterias e dos celulares na fabricação das placas de concreto por lâmpadas fluorescentes queimadas .


Neste caso, além da preservação ambiental, a principal vantagem seria na estética - uma vez que os vidros das lâmpadas brilhariam no escuro -, leveza e economia de cimento, através da moagem de parte das lâmpadas. Certas correntes de estudiosos de materiais acreditam que a passagem contínua e prolongada de corrente elétrica pelas lâmpadas conferem propriedades pozolânicas ao material moído.

Outra possibilidade bastante interessante e viável para desenvolvimento de materiais para blocos e painéis é o uso de grânulos de pneu triturado.

Mas esta é história para o próximo post, que este já está longo o bastante e, mais importante, repleto de idéias milionárias.

E também não se preocupe. Vamos logo chegar ao ouro pelo cocô.

(Não esqueça de voltar aqui.)

10 Comments:

  • At 12:33 AM, Anonymous Anônimo said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 12:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 8:01 AM, Blogger bro said…

    Tsc, tsc, tsc...

    Perdoes a rima e repares que, enquanto mergulhas cegamente em consideracoes materiais do material, desconsideras as implicacoes, muito mais profundas, do social.

    Nessas casas gestadas nos pincaros das rarefacoes da intelectualidade academica, construidas alvejando a base da piramide, as fundacoes e as paredes recheadas com o lixo, a escoria das elites, cria-se o tensor que, ante a ocupacao pela plebe, estabelece um, como direi?, sincretismo social inaudito, solo e palco fertilissimos para, enquanto se desenvolvam dramas amiude contraditorios, surjam elocubracoes quasi-metafisicas de loops de feedback, assertivas ate entao impensaveis de mecanismos compensatorios intrinsicos, fundamentacoes multidisciplinares `as pencas, fertilizando hipoteses, teses e postulados, ao fim e ao cabo realimentando a academia que a criou — fechando o ciclo que, imerso em tecnicalidades, nem percebes; a demasiado proxima arvore ocultando a vasta floresta por detras.

     
  • At 8:05 AM, Blogger bro said…

    Outra coisa:

    Percebeste que teu blog ja esta no horario de verao?

     
  • At 8:46 AM, Blogger Humberto said…

    calma rapaz! já chegaremos lá!

     
  • At 10:33 AM, Blogger bro said…

    La... aonde?

     
  • At 10:40 AM, Blogger Humberto said…

    Nas teses e postulados, ora. Para que, afinal, eu entrei na academia?

     
  • At 12:27 PM, Blogger bro said…

    Ah, bom...
    Pensei que era no horario de verao.

     
  • At 10:22 AM, Blogger MAHAI said…

    Caro pesquisador.

    Tenho uma série de resíduos radioativos fosforescentes que poderíamos misturar em argamassa e criar locais auto-iluminados.

     
  • At 12:47 PM, Blogger bro said…

    O metodo mahai tem a vantagem de, alem de economizar a sempre escassa energia, acelerar o processo de extincao da pobreza, sem dependencias meteorologicas.

    Como se diz, quantos mais cabecas pensando...

     

Postar um comentário

<< Home