A Vaca e o Brejo

Vaca no brejo é rua sem saída, porta sem trinco, é cobra fumando.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Bah!

Eu chego no Rio Grande e é automático, passo a falar gauchês. Estas coisas de língua são muito interessantes. Me pede para falar italiano aqui e agora e, apesar de ter crescido ouvindo pai, tios e avôs falarem italiano, não falo uma palavra. O máximo que sai é portunhol. Me dêem 3 horas de Itália e meu italiano é melhor do que o do Berlusconi. Isto aconteceu sempre que fui lá. Até as veias do pescoço saltam e os olhos saem das órbitas na primeira contrariedadezinha.

Mas voltemos ao inferno, ou melhor, a Porto Alegre no verão. Pior que Porto Alegre no verão só Porto alegre no inverno. Pior que as duas só São Leopoldo no verão, no inverno, na primavera e no outono. São Leopoldo é tão ruim, mas tão ruim que a calçada de caminhadas e eventuais corridas é o canteiro central de uma avenida. Aí temos que parar em cada esquina sendo que nenhuma esquina dista da outra mais do que 30 metros. Como diria um mané de Floripa: "é um espetáculo".

Mas Porto Alegre também tem coisas boas. É a terra do Imortal Tricolor, dos filés maravilhosos e das mulheres mais lindas do mundo. E misteriosas. Bah! Bota linda nas prendas. A rua da Praia é o céu.

Por falar em céu, dois bêbados estavam saindo do bar já madrugada e um falou assim:

- Agora vou para casa brincar de exorcismo com minha mulher.
- Como assim? perguntou o outro.
- Minha mulher se faz de padre, vem com um baita sermão e eu vomito.

Eu tenho um amigo que falou que iria passar a semana entre Natal e Ano Novo na praia.

- Qual a praia?

- Rondinha.

Tá bem.

O Espírito Natalino nos faz mais condescendentes. Pelo menos com aqueles que merecem condescendência. Se bem que quem merece não faz nada que nos leve a sentir comiseração. E quem não merece, não merece. Mas vá lá. Mesmo que você não mereça eu desejo de coração um Natal legal e um 2006 melhor que 2005. A não ser é claro, que você seja cocô-lorado. Neste caso, tira fora dos bons augúrios o lado esportivo.


Acho que era isto. Mas que dá uma preguiça danada manter o blog atualizado nas férias, isto dá. Da mesma forma que falta tempo para isto nos duros tempos de trabalho. Mas aliás, bem que fala a To, ou para quem não sabe, a grande alemoa Maria Tomaselli:

- Para que mesmo serve um blog?

Mas aí ela fala isto e tem 3 blogs, logo ...