A Vaca e o Brejo

Vaca no brejo é rua sem saída, porta sem trinco, é cobra fumando.

domingo, dezembro 10, 2006



Postar ou não postar, eis a questão.
Você que leu meu último post e é viciado pelo orkut deve ter vindo aqui só para me mandar longe. Pois não é que depois de eu escrever que era um refém do orkut o delete funcionou?
Então, se você resolveu fazer o teste e perdeu todos os posts das 437 comunidades que enchem o seu dia, só posso dizer desculpa aí, viu. Foi mal...

O orkut, graças a Deus, saiu da minha vida, mas esta segue. Ainda cheia de planos, entre eles um livro a 4 mãos. Um romance. Vou aproveitar o talento do Arnaldo para escrever para tentar faturar algum. Já discutimos mais de 50 idéias de roteiro mas a última é a que fechou. Começo na semana que vem, que coincide com minhas férias. Qual o roteiro? Só comprando o livro, mas prepara aí bem uns 49,90 que é o preço usual de um best seller.

Sim, vai ter sexo. E mortes, provavelmente. Talvez descambe para auto ajuda, que está aí o Paulo Coelho para ensinar como vender livro. Política provavelmente não, porque depois do mensalão e da quadrilha petralha ninguém mais vai gastar 1 centavo para ler sobre isto.





Vai ter também muita psicologia e teoria Freudiana, só para sacanear os psiquiatras.
Estou pensando em propor que não tenha descrição de espaços físicos, que isto é uma coisa que sempre pulo nos livros. O que interessa saber que o sujeito entrou numa sala 3 x 4 m, onde no centro repousava uma mesa com flores desaguadas mortas pela perenidade e pelo desamor da heroína, ao seu lado, uma cadeira de palha puída e soturna? Isto não interessa nem ao editor. Já pensaram quantas páginas a menos poderia ter um livro sem estas futilidades? O que interessa ao leitor é se o elemento traça a moça sobre a mesa ou em pé na cadeira. O resto é, como diria o FHC, nhém nhém nhém.

Quando faltar idéia, se preenche a página com uma foto. Que bem pode ser uma paisagem do Paulo Bro, capaz de encantar qualquer botocudo, ou uma semi-nudez da Ana Hickmann. Pensando bem esta última não é uma boa idéia. Primeiro porque ela deve cobrar uns bons trocados para deixar por a foto no livro. Depois, vou ficar com uma dúvida atroz se a venda de 1 milhão de livros foi pelo nosso talento ou pelas fotos dela. Aí teria que escrever um segundo livro para tirar a dúvida. Mas aí, também, o editor não deixaria que publicássemos nenhum livro sem fotos dela, que sabem como é, em time que está ganhando não se mexe.

Então era isto. Só lhe resta aguardar.


1 Comments:

  • At 7:52 AM, Blogger Julia Jones said…

    Não sou muito fã de Paulo Coelho, não... Na verdade, nem um pouco. Mas tudo bem, quando sair o livritcho avisa, ok? Fiquei curiosa agora! Beijinhos!

     

Postar um comentário

<< Home