A operação desta semana é a Navalha. Que de Navalha só tem o nome, porque não cortou ninguém até agora. Neguinhos foram presos e logo depois soltos. Ninguém mais se surpreende com isto.
Mas eu fiquei a pensar em quem batiza as operações da Polícia Federal. Certamente a PF não tem departamento de marketing. E os nomes são mais ou menos óbvios, com excessão da Navalha que não entendi.
Outro dia em Floripa houve a Operação Moeda Verde. Uma relação chulé entre corrupção e controle ambiental.
Mas que deve ser divertido escolher nome deve.
Começa a investigação, por exemplo, do mensalão. Se reúnem alguns policiais e decidem chamar de Operação Eu Ja Sabia. Nome muito provável pela obviedade. Aí apareceu o Zé Dirceu e a operação se transformou em Operação Êpa! Por Esta Não Esperava. Este nome não seria óbvio que do Zé Dirceu se pode esperar quase tudo. Depois foi o Palocci e o nome deve ter mudado para Operação Que Rolo Meu. Alguns queriam mudar para Operação Lingua Presa. Afinal, este nome já serviria com o também óbvio envolvimento do chefe. Mas a coisa virou gandaia quando aquela deputada gorda dançou no congresso. Pensaram em mudar para Operação Mocréia mas desistiram de tudo porque viram que a coisa toda não iria dar em nada mesmo.
Se eu fosse da PF gostaria de sugerir algumas operações.
Uma que está caindo de madura é investigar e divulgar os políticos que tem filho com jornalistas e tem empreiteiro que paga as contas. O nome poderia ser Operação Como e Não Pago ou quem sabe Operação Gigolô do Cimento. O problema seria achar cadeia para o pernoite até a certa soltura do dia seguinte.
Outra operação que gostaria de ver seria nas direções dos sindicatos. Operação Acabou a Moleza ou Operação Viagens Grátis Nunca Mais seriam bons nomes. Esta operação só não sai porque ninguém da PF aguentaria as assembléias dos sindicalistas presos.
Juiz de futebol ladrão também deveria ser investigado. Logicamente o nome seria Operação Vai dar Pênalti na Casa da Tua Mãe. Mas esta nunca vai sair porque é redundante. Todo juiz é ladrão por definição.